Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

Peões de sacrifício

No xadrez, os peões vão primeiro


Como talvez vocês tenham percebido, as pessoas responsáveis por esse blog se formaram e não podem mais ser considerados estudantes da UEM. Entretanto, precisaríamos estar morando no Tibet para não sabermos o que está acontecendo atualmente na nossa alma mater, especialmente com os acontecimentos dessa quinta-feira.
Resumindo tudo para contextualizar: um grupo de cerca de 25 estudantes organizados pela movimente-se decidiu se reunir na noite do dia 5 de setembro - no dia da semana em que tradicionalmente aconteciam os famosos saraus na universidade. Para desbandar os estudantes e fazer valer a regra instituída pelo reitor que estabelece o fim dos saraus da UEM, uma dezena de vigias chegou e tentou convencer os estudantes a se retirar pela via pacífica.
Os estudantes, com todo o conhecimento de direito que se aprende em uma aula de sociologia enquanto fuma maconha, argumentaram que eles estavam no seu direito de se reunir uma vez que aquele era um espaço aberto (algum dia desses vou levar meus amigos pro jardim da casa de algum deles). É claro que essa explicação legal não convenceu ninguém e, uma vez que os estudantes se recusaram a sair, os vigias da UEM partiram para a violência. O resultado, segundo os vídeos disponíveis na internet, foi um traumatismo craniano de uma menina e o nariz quebrado de um garoto.



Como vocês já sabem, nossa opinião aqui no Reação UEM é extremamente crítica com relação aos atos e ideias da movimente-se, e dessa vez não será diferente.
É claro que violência desnecessária nunca deve ser aplaudida, e na minha opinião os vigias responsáveis pelas lesões mais graves devem ser afastados. Também acho que desbandar estudante que acha que conhece as verdades do mundo porque teve a já mencionada aula de sociologia regada em maconha não é trabalho que se dê à vigilância patrimonial.


Tendo dito isso, não pode escapar a atenção de ninguém de que isso foi uma situação cuidadosamente arquitetada e, devo dizer, um sopro de sorte na direção da chapa. Se engana quem acha que o que aconteceu não era exatamente o que os organizadores do "debate" esperavam que acontecesse. Eu até chuto que excedeu suas expectativas, eles ficariam contentes só com alguns empurrões.
Em primeiro lugar: por que se reunir à noite, depois do horário permitido, em noite tradicional de sarau, dentro da UEM para debater qualquer coisa? A UEM tem locais muito melhores para esse tipo de discussão e era claro que nenhuma discussão poderia surgir com uma dezena de guardas olhando pra todo mundo.
Em segundo lugar: por que os estudantes não foram embora quando os guardas começaram pedindo educadamente para que eles se retirassem? A partir dali estava claro que não ia ocorrer discussão nenhuma. A ação de ignorar a recomendação dos vigias foi calculada. O fato de ninguém ter abandonado o posto pra mim mostra que todo eles esperavam que o pior acontecesse.
Em terceiro lugar: Por que registrar tudo com tantos detalhes? É como se eles imaginassem que iriam ter que usar os vídeo (em boa resolução) para provar alguma coisa mais tarde.

Meus leitores reacionários, para mim fica bastante óbvio que o que aconteceu não foi um acidente. O que aconteceu foi uma tentativa de provocar os guardas da UEM a agir com violência que funcionou bem demais.

No final desse vídeo aparecem os pais da menina que sofreu o traumatismo craniano, supostamente por uma pedra lançada por vigias. Eles se sentiram - corretamente - revoltados com o comportamento dos vigias da UEM. Me pergunto o que o filho deles respondeu quando a inevitável pergunta chegou: "Mas afinal, filho, o que você estava fazendo na UEM a uma hora dessas?". Qual seria a resposta sincera?

"Estava agindo como peão em um grande jogo de xadrez político. O rei decidiu me sacrificar."


Reacionário de Merda

53 comentários:

  1. Só pra constar, não foi a movimente-se que organizou isso ! Informe-se melhor antes de falar tanta merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria sido uma ação individual então? Igual os pneus queimados?
      A movimente-se é assim mesmo. Se aproveita de sua estrutura descentralizada pra negar suas ações. Tem várias pessoas no vídeo que são parte da movimente-se desde sua primeira gestão. Acho que é bom você se informar, viu?

      Excluir
    2. Reação UEM parem de fala tanta merda, pois vários da universidade que vcs fazem parte foram agredidos de uma forma no minimo criminosa

      Excluir
  2. Tudo exatamente como penso. Parabéns ao autor

    ResponderExcluir
  3. Só pra constar, vale a velha e sábia frase, manda quem pode, obedece quem tem juízo. E não me venha com aquela desculpinha de "acomodade do governo etc etc"

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Eu ia escrever um texto sobre o assunto mas o texto de vocês está simplesmente perfeito!

    Muito me contempla!

    ResponderExcluir
  5. HUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHUAHAUHAUA pensar assim é tão mais dificil! Porque vc perde seu tempo?

    ResponderExcluir
  6. O engraçado é o "fora do horario permitido" e quando foi que informaram aos academicos que existe "horario permitido" pra ficar na universidade? Lembrando que o incidente aconteceu ANTES da meia noite. Muitos alunos de fora, ficam esperando suas vans ou onibus até esse horario na universidade, e isso que eu saiba nunca foi problema. Muitos alunos usavam as quadras para treinar após as aulas e isso tbm nunca causou nada. O nome da movimente-se não apareceu em nenhum lugar associado aos acontecidos.
    É fácil usar os fatos a favor do seu discurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do momento que os vigias avisaram diretamente aos estudantes que não poderiam estar ali depois das 11:30 e eles continuaram ali, estava armada a situação toda.
      É óbvio que qualquer pessoa de boa fé que estivesse ali sem querer causar confusão sairia imediatamente. Mas as pessoas que estavam ali estavam afim de criar confusão.

      Excluir
    2. Então tudo que os vigias dizem deve ser acatado, independente da (i)legalidade da ordem?

      Excluir
    3. Vinicius Miranda: Na visão do blog, a democracia dispõe de instrumentos mais eficazes para mudança do que confronto direto. O que aconteceu seria perfeitamente justificável em uma ditadura, mas é mais difícil apoiar em um regime democrático.

      Excluir
    4. A Universidade é um patrimônio PÚBLICO, não há motivo algum para quererem retirar os estudantes as 11:30, que isso??? É uma escola, um colégio agora? Que eu saiba, a UEM, hoje em dia, não é mais parcialmente privatizada... apesar de apresentar traços de privatização como é o caso do foco dessa discussão.

      Excluir
    5. Professor, talvez o tenha passado batido pela sua cabeça que público não significa livre acesso para todos. Senão, o quê? Ninguém precisa de vestibular para assistir as aulas? De autorização ou motivo para invadir delegacia, fórum de justiça, quartos do hospital universitário? O congresso federal é público, então 'bora fumar maconha lá dentro, no meio dos deputados?

      Excluir
    6. E quem disse que estou falando de salas de aula Sr. Anônimo?? A universidade fica no meio da cidade com diversas entradas para os bairros laterais. Leia a constituição, todo mundo tem o direito de ocupar um espaço público meu amigo. É engraçado observar como vocês reagem com tanta ira quando se fala em maconha, esse é praticamente o argumento mais citado por vocês.... no entanto eu nem estava falando disso, mas pelo o que me parece, o problema realmente é mais voltada para o preconceito aos usuários de maconha. Sinceramente, vocês não possuem argumentos consistentes e relevantes para uma justificativa sólida.... repetem a mesma coisa, refletem a ignorância e o preconceito sobre alguma cosia que vocês não conhecem ou possuem uma ideia completamente distorcida. O nosso país sofre de falta de EDUCAÇÃO, e isso ocorre em vários setores.... a ignorância e o preconceito são frutos disso.

      Excluir
  7. Os dois lados estavam errados, mas os ingênuos culparão só vigias:

    - Os estudantes estavam ali obviamente para provocar os vigias e a Reitoria descumprindo uma norma expressa, na intenção de fazer um mártir. Esse modus operandi é batido: provoca, apanha, sai de vítima e consegue o que quer;

    - Os vigias apelaram para violência, pois estavam mal preparados para o dilema aparente: Não pode chamar polícia e nem agredir os estudantes. Mas precisavam manter a ordem e fazer a norma do campus valer.

    O problema disso, é que sabendo do sucesso dessa recente empreitada, vão reincidir na provocação para conseguirem o que querem da Reitoria (amolece-la).

    ResponderExcluir
  8. Falou tudo.Cade o video?

    ResponderExcluir
  9. quem disse que nao pode chamar a policia,quem disse?

    ResponderExcluir
  10. Eu já havia pensado nessa manobra de xadrez, concordo plenamente com o texto. Qualquer pessoa estivesse agindo de boa fé, no máximo registraria os vigias ordenando que saíssem, depois utilizaria o video, pacífico, para fazer protesto. Mas foi uma jogada friamente calculada, eles quiseram criar um mártir. Conseguiram, agora estão com uma matéria no G1 dizendo que foram vitimas de violência desnecessária. Concordo que a ação dos guardas foram erradas, mas nada surpreendentes. Participei da ocupação da reitoria em 2011, onde vimos a falta de preparo dos guardas da UEM quando usaram arma de choque para dispersar a multidão, inclusive em mulheres. Já era de se esperar que eles usariam a força desnecessariamente de novo. E sim, nos vídeos que vi, havia muita gente do Movimente-se. Só discordo da parte sobre sociologia e maconha. Generalizar, nesse caso, é errado!

    ResponderExcluir
  11. Esse blog é ridículo... deve ser algum imbecil da oposição da movimente-se ou algum outro imbecil funcionário, reacionário e cúmplice dos acontecimentos da UEM. Meu amigo, como pode falar tanta merda sem fundamento defendendo algo tão sujo? Aconteceram outros episódios, antes desse, onde alguns alunos jogavam bola depois da aula e foram escurraçados pelos "guardinhas" e tiveram até que ouvir: "Se mãe e pai não bateram agora tem que bate" e "Já atirei em muito fdp quando era da polícia" e outras formas de intimidação, quando alunos apenas estavam jogando bola! Isso é apenas um pouco de todo o histórico de abuso de poder, um poder que eles nunca terão, por parte da segurança da UEM somados a péssima administração da UEM pelo Senhor Júlio Prates, chupa ovo do governador e facista. Pensem melhor nas merdas que passam pela cabeça de vocês, nada nunca vai justificar o que ocorreu.... até porque realmente estavam se reunindo para conversar sobre fatos ocorridos anteriormente e tomar uma decisão, e mesmo se fosse para um sarau, o que realmente não era, vcs sabem o que a constituição diz e nunca vai justificar!!! Falem o que quiser, mas a movimente-se tem feito algo e batendo de frente com essa péssima administração do campus.... apesar de não concordar com algumas coisas poucas da chapa.... ou vocês acham que a bosta da administração vai fazer alguma coisa pela universidade?? Vai melhorar o acesso a cultura? E a casa do estudante? Tantas outras coisas que deixam a imagem da UEM no buraco frente a outras universidades?? Mas, a cabeça de muitos marigaenses e até estudantes da universidade funciona dessa forma mesmo........ "obedecer e aceitar, obedecer e aceitar.... somos moralistas, passivos, omissos.... isso não é da nossa conta, não podemos fazer nada!" Enquanto essa merda da universidade, é taxada como a melhor do paraná... isso é uma vergonha, quem realmente bate no peito e acha que isso é verdade? Vcs deveriam ter vergonha de aceitar ou tentar justificar algo, estudantes continuaram a ser ofendidos, ameaçados e agredidos... o direito de ir e vir não pode ser abalado, nem o acesso a cultura, nem porra nenhuma que temos direito... o que está errado é a bosta da ADMINISTRAÇÃO E PONTO. Abram os olhos e deixem de ser coniventes com essa sujeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o blog é ridiculo pq vc está aqui? E só por chamar os vigias de "guardinhas" já diz q vc é um daqueles que não respeitam os funcionários...e o jeito que fala da Universidade me pergunto tb o está fazendo lá...

      Excluir
    2. Não respeitam os funcionários?? Vc nem me conhece como pode falar algo assim?? Primeiramente, quando estudei na UEM e morei em Maringá, sempre tive amizade com váááriiios funcionários da UEM, vários... pode ter certeza que talvez até mais funcionários do que você... do cara que cortava a grama, dos funcionários do RU, dos departamentos onde passei e até alguns guardinhas. Digo guardinhas, direcionados a esses imbecis que acham que tem algum poder... realmente não são todos, mas tem um bocado heim..... Além disso, chamá-los de guardinhas seria muito até. Afinal, não possuem capacitação alguma para desempenharem sua função... os roubos dentro da UEM são enormes, nunca vi nenhum deles pegando ladrão arrombando carro, inclusive presenciei uma situação onde isso ocorreu no estacionamento do G-56 e era um monte de guardinha barrigudo correndo para todos os lados e NADA! Sem preparo, sem orientação, sem nada..... e quer sabe? Muitos desses guardinhas, aqueles que acham que possuem algum poder, como aquele careca imbecil e decadente, deveria ser taxado como bandido.... isso mesmo, são CRIMINOSOS que utilizam armas proibidas dentro do câmpus, que já agrediram vários alunos e continuam impunes, até mesmo como "chefes"... como aconteceu na ocupação da reitoria e entre tantas outras histórias de agressão física, verbal e ameaças. Isso tudo é fruto do sucateamento da universidade pública, da má administração atual e da privatização passada que ainda penumbra pela universidade com suas taxas e etc. A administração atual é conivente com tudo isso, tira o seu da reta para não assumir a culpa.... lembre-se a bosta da universidade só tem algum cartaz nacional devido aos seus ESTUDANTES!

      Excluir
  12. A questão é a seguinte: quem estava em casa dormindo depois de uma noite de ESTUDOS (como eu), não está com testa rasgada e nem com o nariz quebrado. Procurou encrenca, achou! A violência é injustificável?É, mas apanhou quem estava atrás de uma boa surra. A maioria que saiu com olho roxo é drogada, gasta dinheiro dos pais com bebidas e mal frequenta as aulas. Quer mudar o mundo? Comece mudando seus conceitos, os guardas estavam lá recebendo ordens dos superiores, e garanto que muitos deles preferiam estar nos seus respectivos blocos sem nenhum mané fazendo revolução e enchendo o saco.
    As meninas apanharam porque são idiotas. Maria da Penha? Maria da Penha é para mulheres indefesas que apanham sem motivos. Essas "vagabundinhas", que invés de estar em casa estudando ou dormindo, tem que apanhar mesmo. E eu sou mulher, só para constar, só não sou idiota de avançar de porrada encima de um homem que se quiser me arremessa longe, o que acabou acontecendo naquela noite, né, meninas?!
    Os meninos apanharam porque mereceram. Deviam apanhar mais ainda. Vão fazer revolução lá na porta do reitor,e, em horário letivo, ele que deve ouvir vocês, e não os guardinhas que estão lá para "cuidar" do patrimônio.
    UEM não é prostíbulo e não é boate, vão fumar suas drogas, encher a cara e curtir pegação na Woods, no Polo, no Porto, ou em qualquer outro lugar que o objetivo seja esse.
    Só um recado para os revolucionários: Seus merdinhas, vão ter que apanhar muito na vida ainda para aprender a buscar DIREITOS que vocês realmente tem DIREITO.
    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. sabe leio isso e fico pensando porque sera que sempre e os mesmos caras vque sao pegos fumando maconha la na uemmmm..... engracado ... ne

      Excluir
    4. falos dos alunos que estavam la ...

      Excluir
    5. Tem que apanhar mais, bando de maconheiro. E espero que vocês também estavam no meio e levaram umas porradas na cara junto com os outros.

      Excluir
    6. É por pessoas assim, tão covardes que assinam como Anônimo, que a universidade vai de mal a pior. Bando de ignorantes sem estudo, dignos de pena. O preconceito é fruto da ignorância, aposto que esse anônimo deve encher o rabo de cachaça e fala com tanta autoridade e ódio de "maconheiros" hahahaha... coitado, não sabe o que diz, ignorante... vai estudar meu amigo, quem sabe com algum conhecimento você possa mudar sua atitude tão atrasada. Quem sabe, seu anônimo você também não é um dos agressores né? Otário.

      Excluir
    7. Enquanto você está sentado em um banquinho de graduação de merda, dou aula para seus mestres!Vai você crescer e estudar, seu merdinha.

      Excluir
    8. Para mim, a graduação é algo passado.... realmente se você dá aulas para mestres, tenho pena deles também. Sua postura frente ao assunto expressa tanta ignorância e preconceito que fica difícil perceber se realmente existe conhecimento e vivência como diz. Pode ser PDH, mas ainda é quadrado e covarde Sr. anônimo.

      Excluir
  13. Perfeita resposta! E outra: fiquei sabendo que estão instruindo essas "meninas" para provocarem ao máximo os vigias para ver se eles perdem o controle, no dia anterior elas estavam dando chute nos caras e não fizeram nada! Merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauuhahua.... parece uma piada esse seu texto. Ninguém está instruindo ninguém para provocar os vigias minha cara. Elas dando chute nos guardas? É realmente uma pena ter algumas pessoas completamente cegas e ignorantes, expondo uma mentira irracional como essas. O que deve ter de funcionário baba ovo do reitor aqui heim....

      Excluir
    2. vc se faz que nao sabe nada uma dessas meninas agrediu um segurança semana passada e ninguemeee falou nada,engraçado ne

      Excluir
  14. Tem comentários que são estúpidos, mas o comentário acima conseguiu superar...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Muito estranho o administrador deste blog que não assume sua identidade e ainda apaga postagens divergentes de sua opinião, só pode ser um perfil de direita a serviço da reitoria. Mas não tem grilo não, a gente publiciza aqui de novo e em outros meios!!!
    Muito revoltante, Muito mesmo. A partir do momento que a Vigilância da UEM se utiliza da força física, de pedras e cacetetes contra estudantes (inclusive Mulheres) se instala dentro do ambiente educacional a Barbárie e o Caos, que Criminaliza a Juventude e não confere alternativas de Lazer e Cultura dentro da própria Universidade. É importante que as entidades sindicais e movimentos organizados aprovem Moções de Repúdio e encaminhem para a reitoria: jspfilho@uem.br, com cópia para martabellini@uol.com.br, representante da sessão sindical do ANDES. Penso que o Movimento Social de Maringá deva dar uma resposta dura, combativa e coletiva ao ocorrido, exigindo o afastamento dos Vigilantes que cometeram tamanha covardia e exigindo o FORA JÚLIO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito. Te garanto que apaguei porque passei pela postagem de relance e achei que fosse um SPAM.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. engracado e falar dessa pedra se a propria menina falou que voltou para a calçada e foi atingida , vces vem em algum confronto algum tipo de seguranca agir dessa maneira ou seja jogando pedras, ridiculo essa pedra partiu do proprios alunos.

      Excluir
    5. Pra você ter noção do tamanho do despreparo desses "vigilantes"... ridículo é você achar que a pedra partiu dos estudantes!!

      Excluir
  17. E eles aprenderam com quem? Olha lá os 'black blocs' em SP, RJ, RS e DF. Está na moda agora ser esquerdista do miolo mole ou juízo torto.

    ResponderExcluir
  18. PERFEITO, A LEITURA FOI PERFEITA, PARABÉNS! VOCÊ, EM SEU HUMILDE QUARTO CHEIRANDO A PINTO CONSEGUIU DESVENDAR TODA A AÇÃO.
    SOMOS INTELIGENTES! TALVEZ SEJA A MACONHA QUE PROPORCIONA ISSO!
    E ELES? CAÍRAM NA ARMADILHA, TOLOS, CHECK!, AGORA FALTA POUCO PARA GANHARMOS O JOGO!
    TODO O CIRCO CINEMATOGRÁFICO ARMADO, E PASMEM, REACIONÁRIOS TOLOS, O SANGUE É FALSO!
    COMO É FÁCIL ENGANAREM VOCÊS!...

    ResponderExcluir
  19. De fato existe gente sem maturidade sendo usada como massa de manobra, exatamente como peões mesmo. E vão além, ainda conseguem tratar tudo com tal parcialidade que fica difícil dar alguma credibilidade pro que tentam argumentar.

    ResponderExcluir
  20. Ninguem ta certo nessa historia! Não da pra defender só os alunos ou só os vigias. Os alunos fizeram errado em querer briga e os vigias fizeram errado em agredir os alunos. Agora, se for analisar o erro mais revoltante, com certeza foi o dos vigias que agiram de forma totalmente ignorante e incompetente. Acho q eles devem ser punidos por isso e se não forem punidos eu apoio ir na UEM com uma galera grande pra mostra pra esses incompetentes que eles devem ter mais respeito com os alunos.
    Estando errados ou nao os alunos não cometeram nenhum tipo de CRIME assim como alguns guardinhas que acham que tem poder pra algo cometeram.

    ResponderExcluir
  21. Vai la pegar os guardinhas para ver o que espera vocês, seus palhaços!
    Além de tudo, tem gente inocente no meio que só cumpre ordens, vocês estão com raivinha, vão reclamar com o reitor, seus otários, os guardas são FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, se estavam ali é porque foram chamados, sem contar que nem todos que estavam ali agrediram os alunos.
    Sou próxima a um dos guardas que estava no dia, e nem por isso ele chegou em casa com "sangue na mão", mas teve que estar lá, porque foi chamado pelos superiores.
    Se vocês querem culpar alguém, vão culpar quem está no topo, começando pela merda do reitor e acima dele a merda do governador que está pouco se fudendo para a uem.
    Agora, se é mais fácil vocês se juntarem para bater neles do que ir na porta do reitor gritar pelos seus direitos, ae veremos onde está a vontade de fazer revolução de vocês.
    Só digo uma coisa: tem culpados e inocentes, não generalizem. Os alunos provocaram e receberam. Os guardas passaram dos limites, mas nem todos que estavam presentes merecem ser generalizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei a liberdade de publicar o seu comentário na página do facebook.

      Excluir
  22. em relação a resposta da filha, com razão a revolta dos pais, em relação a suposta pedrada dada pelos vigias ou guardinhas como eles ou outros chamam...o que ela estava fazendo naquele horario? e as companhias que ela estava? e outra, essas alunas nao tem aula? não são academicas? No horario que antecede a confusão ela nao tinha que estar com materias didáticos ou estar em sala de aula? O que eles ficam fazendo realmente dentro da instituição? Será que os pais sabem realmente o que eles realmente fazem? será?

    ResponderExcluir
  23. Quem é Marta Belini?????

    ResponderExcluir